11 Trilhas Imperdíveis da Serra do Roncador
- CNP TURISMO
- 29 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de fev.

Serra do Roncador
É um dos destaques do ecoturismo em Mato Grosso. A mística Serra do Roncador, que ficou conhecida mundialmente pela história do Coronel Percy Fawcett que veio ao Mato Grosso porque acreditava que a região escondia a “cidade perdida” e que desapareceu com a sua equipe durante a expedição. Fato que inspirou personagem como ”Indiana Jones” e outros filmes como “cidade perdida”, “cidade Z” .
A região da Serra do Roncador abrange um grande território no Mato Grosso que são no total mais de 700km da divisa de Goiás atravessando o centro até ao norte de Mato Grosso com Pará. Mas, a região em questão das nossas experiências são realizados no município de Barra do Garças (localizado a 500km de Cuiabá). Na região temos 11 trilhas, sendo a maior parte de nível intermediaria para pesada, com média de 4 até 12km de distâncias. E trilhas para todos os gostos com muitas piscinas naturais e cachoeiras com águas totalmente azuis em vários tons.
01 - Trilha do Cipó - parte alta
Trilha com um pouco mais de 10 km de nível de dificuldade moderada, sendo os primeiros 3km com parte seca e com subidas de até 30 metros de elevação, depois a trilha começa a ser dentro d’água, nossa sugestão é o uso de sapatilhas para água. A trilha também possui várias piscinas naturais e quedas menores de água como a Cachoeira do Sossego nos últimos tempos também foi incluído nesta trilha um lindo e magnifico atrativo o Cânion da Maravilha, mais o auge mesmo é o Cânion do Cipó, com quase de 200 metros de cânion e com até 8 metros de profundidade com a cor da água azul turquesa, principalmente quando a luz do sol entra dentro do Cânion.
02 - Trilha Bateia parte baixa
Com quase 6 km (no total ida e volta) de caminhada leve chegamos em duas cachoeiras incríveis: a Cachoeira do Jatobá e a Cachoeira Furnas, ambas com quase 80 metros de altura. Jatobá possui um poço incrível para banho e com profundidade de quase 6 metros e a Furna possui um pequeno poço. Podendo ser feita em 6 horas, perfeita para fazer no dia da chegada.
03 -Trilha da Bateia - Parte alta
Trilha com um pouco mais de 10km (ida e volta) e com 08 pontos de paradas, entre eles: Cachoeira da Bailarina, Poço do Duende, Poço do Escorregador, Cachoeira do Caldeirão da Bruxa, Cachoeira do Violão, Cachoeira Esmeralda, Ponte de Pedra, Pedra Furada.
04- Trilha Santuário das Araras
Trilha de dificuldade moderada com elevação de até 60 metros de altitude e quase 12 km de caminhada moderada. A trilha também possui piscinas naturais e com pequenas quedas d’água e agora com uma linda cachoeira, a Samambaia com quase 10 metros. O auge da trilha é no ponto final na chegada no Santuário das Araras, chegando bem cedo conseguimos observar várias araras vermelhas ainda no ninho e voando entre os grandes paredões. O poço azul possui 6 metros de profundidade.
05 - Complexo da Miragem
Uma das trilhas mais novas que temos na região da Serra do Roncador, o seu acesso também é realizado pela Estancia Favo de Mel, uma trilha de quase 10km com vários trechos de subidas e descidas, fazendo com que a trilha seja uma das mais "pesadas" da região. Mas, acredite que vale muito mesmo ir neste paraíso, um lugar quase totalmente intocado pelas mãos dos homens, encontramos poucos rastro da nossa passada por lá, na verdade único rastro que encontramos é uma leve marcação na vegetação, que é por onde a gente se orienta para chegar no destino final, que são várias piscinas azuis de tirar fôlego. Ainda os atrativos não possuem nome especifico.
06 - Trilha Cachoeira Sol Nascente
Uma das menores trilhas da Serra do Roncador e com um nível fácil com um pouco mais de 3km da sede da fazenda, fazemos a trilha em meio período perfeito para o último dia de passeio para finalizar com chave de ouro. O Sol Nascente fica dentro de uma gruta e com um poço de águas cristalinas deixando a paisagem muito exótica. O Sol entra na gruta ás 11h e iluminando a gruta por volta de 30 min.
07 - Trilha Cachoeira Azul e Perdida
Localizado na Fazenda Recanto da Serra, aos pés da Serra do Roncador, a trilha é de 10 km de trilha de fácil acesso e conseguindo o acesso de duas cachoeiras, sendo elas: Cachoeira Perdida e a Cachoeira Azul.
08 - Trilha do Poço Azul ou Águas azuis
Localizado dentro da propriedade Recanto da Serra, para chegar até a ela tem uma caminhada de 6km (ida e volta) temos acesso ao poço Azul, que fica localizado no topo da Cachoeira Azul, o atrativo é uma vasta piscina natural com água calma, perfeito para mergulhos e fotos. Após o banho no Poço Azul temos uma flutuação azul e mais duas cachoeiras no final da trilha aquática.
09 - Trilha do Salto Paraguassu
Cachoeira localizada em propriedade privada no município de Beliza (em Goiás) a 100km de Barra dos Garças, cachoeira sem trilhas, apenas com uma pequena caminhada e 50 metros. Podendo também visitar a parte de cima da cachoeira com uma trilha de 1km com subidas um pouco íngreme que dá acesso a várias quedas.
10- A Rota Mística
A Serra do Roncador, em Barra do Garças, é famosa por seus pontos místicos que atraem visitantes em busca de espiritualidade e aventura. Entre os destaques estão a Gruta da Estrela Azul, conhecida por sua energia intensa, e a Pedra do Gavião, cercada de lendas sobre avistamentos de OVNIs. O Portal do Roncador é considerado um local de conexão com outras dimensões, enquanto o Vale dos Sonhos encanta com suas formações rochosas enigmáticas. Cada ponto carrega histórias e mistérios que fazem desse destino um lugar único para quem busca experiências transcendentes.
11 - Cachoeira Pé da Serra
Localizada dentro da cidade de Barra do Garças, com uma pequena trilha (de 2km ida e volta) que dá acesso a Cachoeira Pé da Serra, recebe este nome devido a estar literalmente no pé da Serra Azul. A cachoeira tem um poço raso e com uma parte profunda. Perfeita para ser feita no dia da chegada.

Comments